Produções cinematográficas mais baratas em África

A indústria cinematográfica da África do Sul é a mais antiga de África e uma das mais antigas do mundo, tendo começado em 1896, logo após a famosa primeira exibição de filme comercial dos irmãos Lumiere em 1895. A indústria é uma das mais estabelecidas e comercialmente viáveis ​​no continente.  Produzir um filme na Nigéria tornou-se uma carreira lucrativa que muitos nigerianos estão começando. Em 2009, Nollywood era a segunda maior indústria cinematográfica do mundo em termos de produção e testemunhou um enorme crescimento desde então.

África do Sul

A África do Sul não produz tantos filmes quanto a agitada indústria da Nigéria, mas oferece um fluxo constante agradável ​​ao público (com recordes de bilheteria nas comédias de Leon Shuster) e vencedores de prêmios internacionais como Tsotsi (2006) e Skoonheid (Beleza, 2011) . Ainda existe um público fiel e fiel ao cinema para as produções em afrikaans, mas os filmes em outras línguas locais, mesmo aqueles aclamados pela crítica com altos valores de produção, não têm sido muito lucrativos.

A indústria normalmente vale cerca de R3,5 bilhões para a economia anualmente. Em 2019, 22 filmes sul-africanos foram lançados no cinema local, arrecadando apenas R60 milhões dos R 1,2 bilhões obtidos em uma bilheteria local dominada por filmes de Hollywood.

A forma de produção mais lucrativa na África do Sul pós-apartheid tem sido a chamada facilitação. Muitos produtores sul-africanos se especializam em hospedar produções internacionais de cinema e TV, fornecendo equipes, encontrando locações e elenco extras para clientes. Os incentivos cinematográficos oferecidos pelo Departamento de Comércio e Indústria permitem que as produções visitantes reivindiquem dinheiro de volta para trabalhar no país e têm ajudado a torná-lo um dos destinos cinematográficos mais atraentes em todo o mundo.

Nigéria

O crescimento da indústria cinematográfica daNigéria tem os seus prós e contras. Um dos contras é a proliferação de filmes mal roteirizados e mal dirigidos.

O sucesso dos filmes e sua lucratividade dependem inteiramente do que seu público-alvo acha atraente naquele momento.Você pode fazer um filme de ação e as pessoas não se interessarem e você faz um filme de comédia com personagens que falam versões piores de inglês e ele vende. É uma aposta.

A tecnologia digital criou vários canais de distribuição, que por sua vez tornou possível para os consumidores acessarem mais vídeos por meio de seus smartphones e outros dispositivos. À medida que mais tecnologia para produção e distribuição emergir, a demanda por filmes aumentará, o que aumentará a produção de filmes padrão de Nollywood.

Fonte: BAOBAB PLAY, The Conversation, Infoguide Nigeria

Explore outras categorias

Leia outros artigos