5 dicas para elevar a qualidade do seu conteúdo

Quando você mergulha na internet há um motivo que leva você a focar-se no conteúdo. Trata-se de algo do seu interesse naquele momento, em outras palavras, é útil para você de qualquer forma. Muitas fezes é informativo, educa, desafia-lhe a um determinado comportamento, seja fazer-lhe rir, reflectir sobre uma realidade, ter uma opinião formada em relação a um determinado assunto, entre outras reacções.

Portanto, é necessário perceber que as pessoas que irão consumir os seus conteúdos têm muitas outras tarefas do dia-a-dia ou muitas outras alternativas de conteúdo para escolher. Você precisa ser assertivo no tema e abordagem. Algumas dicas podem ajudá-lo(a):

1. Faça uma pesquisa prévia

Na internet a competitividade é característica na exposição de conteúdos. O seu tema e abordagem poderão ter sido explorados por uma outra pessoa. Certifique-se de que o seu conteúdo é exclusivo e que, mesmo que tenha o mesmo tema que outros criadores de conteúdos, pelo menos a abordagem é diferente. Não basta apenas pesquisar na internet, a nível dos seus competidores, é necessário pesquisar o tema para ganhar dos internautas confiança sobre as suas fontes e a sua metodologia de pesquisa.

2. Mantenha o foco

Um dos maiores erros cometidos por vloggers e bloggers é a perda de foco. Esta habilidade não é apenas inerente à comunicadores e jornalistas profissionais. Qualquer pessoa que se expõe na internet para comunicar-se com massas deveria ter este ponto em conta quando coloca uma camara ou microfone para falar. É preciso considerar os velhos princípios de redacção que aprendemos na escola primária: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

Não significa com isto que deverá escrever todo o texto do seu discurso. Considerar pontos importantes a não esquecer, antes da gravação, é fundamental para não sair do foco, mesmo que tenha de fazer um comentário ou apontamento longo. Para vloggers, a dica é gravar em fases e editar num programa de edição de vídeo.

3. Seja consistente

Fidelizar um público é um processo moroso e requer alguma consistência na publicação de conteúdos. Para criadores de conteúdos emergentes, pode requerer mais aparições do que profissionais conhecidos fora da internet ou já estabelecidos na internet, embora estes devam, também, manter os seus conteúdos actualizados para reforçar a sua relevância na internet.

4. Seja autêntico

Ter uma identidade própria ajuda o público a distinguir a sua marca e produtos de outros competidores. Se continuamente estiver a ‘imitar’ criadores de conteúdos da mesma área, ainda que estejam fora do seu país, não vai poder construir a sua própria marca e poderá ser alvo de críticas do público. A originalidade é fundamental para a sustentabilidade da sua marca pessoal. Para vloggers, é fundamental o criador de conteúdos analisar o tom da sua voz, assistindo os seus próprios conteúdos e perguntar-se se é possível identificar um tom único, uma característica pessoal, inconfundível.

Criador de Conteúdos edita vídeos

5. Faça um plano de produção de conteúdos

Poucas pessoas gostam da sensação de ver um filme do mesmo actor e ter a certeza de que já o viram actuar numa história parecida. De facto, consciente ou inconscientemente, criadores de conteúdos não se preocupam em apresentar títulos e abordagem diferentes, que confundem o público com cenas já vistas em anteriores conteúdos. Alguns deles acabam até coincidindo em temas já divulgados.

Manter uma dose de coragem é importante para reagir a críticas. Entretanto, é importante ouvir/ ler os comentários para identificar aspectos a melhorar ou abordagens não claras que levam o público a uma leitura errada sobre si ou a cerca de um tema específico.

Fonte: BAOBAB PLAY

 

Explore outras categorias

Leia outros artigos